Blog

Série Tour Europa 2012

A partir desta semana começaremos a relatar as experiências vividas pelo coletivo Expurgação durante a viagem à Europa, finalizada no final do mês passado. Faremos uma sessão de 12 posts focados em distintas percepções relacionadas à nossa participação nos festivais Espirito Paris (Saint-Denis, França) e Espirito Brum (Birmingham, Inglaterra).

A França foi o primeiro destino. Com a proposta de fazer uma residência artística de 2 semanas dentro do incrível prédio do coletivo Le6b, localizado no distrito de Saint-Denis, presenciamos um fabuloso processo de trabalho. Imergimos em um arsenal de iniciativas artísticas que dialogavam o tempo inteiro com diversas questões (organizacionais, artísticas e sociais) que nos inquietam diariamente. Mal sabíamos que o nome do evento que iríamos participar, Frabríque à Rêve (Fábrica de Sonhos), daria o tom de toda nossa vivência naqueles 6 andares gigantescos, cheios de cores, linhas e horizontes.

Entramos em contato e estabelecemos algumas parcerias com diversos artistas, que serão relatados em uma série de posts a partir dessa semana. Serigrafia, fotografia, design gráfico, design de moda, música, projetos sociais e arquitetura são alguns dos assuntos abordados a partir de entrevistas, fotos e vídeos deste período.

Cafeteria 6b - Yuri Salvador

Como resultado de intensos dias imersos dentro do coletivo artístico, produzimos uma exposição de 11 fotografias de Leonardo Merçon (Instituto Últimos Refúgios) e um show do projeto musical Expurgação. Trabalhos apresentados dentro da programação do Festival Espirito Paris (30/08 – 08/09), que contou ainda com a banda cachoeirense Projeto Feijoada.

Passados exatos 15 dias em Saint-Denis, partimos para Birmingham para o festival Espirito Brum (11/09 e 16/09). Por lá, nos deparamos com uma experiência diferente da vivida em Saint-Denis. A interação musical falava mais alto em todos os espaços ocupados pelo evento. Músicos brasileiros e ingleses pareciam estar alinhados dentro da proposta do festival, baseada na interação e troca constante de experiências e informações.

The Edge - Uma das noites de shows - Yuri Salvador

A participação do Expurgação no evento foi mais direcionada à parte audiovisual da programação. Fizemos uma exposição de vídeos produzidos pelo coletivo, dentre eles o vídeo “Casa Catraia” em parceria com o coletivo Friction Arts. Elaboramos ainda uma exposição de 3 fotografias de Leonardo Merçon (Instituto Últimos Refúgios) dentro do PST, um dos locais mais importantes dentro do cenário de música underground da cidade e que fazia parte da programação oficial do evento.

Participamos também da performance da artista capixaba Rubiane Maia, além de “Jam sessions” no palco do The Edge  no último dia da programação do festival, que culminou na mistura de samba, jazz, salsa, rock, música indiana, rap, dub e outros diversos ritmos.

Portanto, muito material coletado e muitas histórias para contar a partir desta série de posts inciados agora!

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015