Blog

Um breve panorama sobre a utilização de energias na história da humanidade – parte 2/2

Ao longo do período de pouco mais de 200 anos a sociedade do consumo prevaleceu, ainda prevalece – e mesmo com a crise economica iniciada em 2008 que sobressai a cada semana que passa – não há previsão para que o consumo se torne consciente.

As incalculáveis toneladas de gases agravantes para o efeito estufa que foram lançadas na atmosfera do planeta Terra decorrente da queima de combustíveis fósseis, os milhares de hectares desmatados pelo processo de queimadas a serviço da monocultura e da criação de pastagens, para a criação extensiva de gados, e também o desmatamento para a comercialização da madeira, são resultados do uso abusivo, desenfreado e inconsequente dos recursos naturais do planeta.

Realiza-se que nossa sociedade pintou, ao longo dos séculos, um quadro cujas consequências são catastróficas para todos os seres que dependem do meio ambiente. O que está em questão agora é como e se a raça humana irá reverter ou amenizar os resultados desses feitos.

Bebendo na fonte da utopia é possível lembrar de diversas formas de energia – alternativas, renováveis, sustentáveis e limpas – que podem ser aplicadas no lugar das já padronizadas energias à base de combustíveis fósseis. Porém, uma fonte de energia só é renovável quando não exerce efeito sobre o ciclo natural do carbono. Essas energias alternativas e renováveis são: a energia eólica, a energia das ondas e marés, a hidroeletricidade, os biocombustíveis e biomassa, a energia solar, a energia nuclear, a energia geotérmica, e a energia do hidrogênio.

Onde, como e quando essas alternativas serão aplicadas em larga escala, ainda não se sabe. Algumas dessas energias alternativas já são utilizadas, mas em pequena escala. Muitas décadas passarão até que essas novas tecnologias se popularizem e ganhem espaço no mercado que atualmente é dominado pelas grandes petrolíferas.

No mais, continuamos a emitir sinais de poluição que ainda irão ecoar por muitas gerações. Possivelmente este momento histórico no qual nos encontramos, a Era do carbono, será lembrado no futuro como um exemplo a não ser seguido. Fazemos parte da agenda de evolução da consciência do homem para com o planeta, com os seres vivos e com os recursos naturais que nele repousam. E estamos aqui para fazer a diferença.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015