Blog

Parques Estaduais: Há áreas de conservação ambiental no Espírito Santo

Abençoado pela existência de diversos ecossistemas que, assim como as cores em degradê – que passam gradualmente de um matiz ao outro -, o estado do Espírito Santo é composto por cenários onde a efervescência da fauna e flora são expostas em um exuberante, e visceral, espetáculo de natureza.

Esse território geográfico e seus distintos relevos contribuem para que haja uma pluralidade de habitats naturais permeando todo o Estado, ao exemplo das praias, dunas e florestas tropicais. As cadeias montanhosas localizadas a oeste, também presenteiam o território capixaba com diversos rios, que rizomam em direção à costa leste, indo ao encontro das águas do Oceano Altântico.

Objetivando assegurar a prosperidade da biodiversidade e dos valores culturais de norte à sul do território capixaba, foram criados os Parques Estaduais – uma categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral -, estabelecendo dessa forma perímetros especialmente dedicados à preservação ambiental, contribuindo para com a difusão da relevância ecológica na consciência de seus visitantes.

Hoje, o Estado dispõe de cinco parques abertos ao público, devidamente preparados para recepcionar turistas de todas as idades. Localizados de norte à sul, são eles: Parque Estadual de Itaúnas (PEI), Paulo César Vinha (PEPCV), Pedra Azul (PEPAZ), Forno Grande (PEFG) e Cachoeira da Fumaça (PECF).

A sede por ampliação de conhecimento sobre os ecossistemas capixabas, bem como as atividades diversas realizadas nesses territórios, ao exemplo das trilhas ecológicas e banho em cachoeiras, também são pontos fortes das visitas aos Parques Estaduais.

Estando nessas unidades de conservação é possível conferir de perto vários universos biológicos, todos expostos ao alcance dos visitantes que em sua maioria são movidos pela apreciação do contato com a natureza, o que excerce uma suposta influência mágica aos olhos dos que observam, pois estes podem quedar-se atônitos ao contemplar as belezas naturais nos parques estaduais.

Parque Estadual de Itaúnas (PEI):
O extremo norte do Estado abriga o Parque Estadual de Itaúnas. Mesclando suas praias às misteriosas dunas, a vegetação de restinga à mata atlântica, o parque confere um clima tropical, exótico e místico, fatos que atraem turistas de todo o Brasil. A abertura de ninhos e soltura de filhotes de tartarugas é uma das atividades ímpares realizadas no PEI.

Coordenadas: S 18º 25’ 16’’ – W 39º 42’ 33’’
Horário de funcionamento: Das 8h30min às 17h30min.
Mais informações: (27) 3762-5196 ou pei@iema.es.gov.br.

Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV):
O Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) é localizado entre os municípios de Vila Velha e Guarapari. Através das Trilhas da Clusia e da Restinga é possível vivenciar um cenário composto por ambientes diversificados, porém em perfeita harmonia. As paisagens que surgem entre a praia, a vegetação nativa e as águas avermelhadas da Lagoa de Caraís, são consideradas extremamente paradisíacas.

Coordenadas: S 20° 32′ 44″ – W 40° 22′ 71″
Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Mais informações: (27) 3242-3665 ou pepcv@iema.es.gov.br

Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz):
No Parque Estadual da Pedra Azul, localizado nas montanhas de Domingos Martins, paira um clima ameno para o deleite de seus visitantes. A famosa formação rochosa que dá nome ao parque culmina na altitude de 1822m, sendo um dos cartões postais mais famosos do Espírito Santo. Essa colossal estrutura de gnaisse pode ser conferida de perto através das caminhadas e cavalgadas nas trilhas locais. Várias piscinas naturais também compõem o parque, possibilitando uma experiência revigorante aos seus visitantes.

Coordenadas: S 20º 24′ 07″ – W 41º 01′ 23″.
Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Mais informações: (27) 3248-1156 ou pepaz@iema.es.gov.br.

Parque Estadual de Forno Grande (PEFG):
A região montanhosa de Castelo onde localiza-se o Parque Estadual de Forno Grande, varia entre 1.600 a 2.039 metros, sendo este o ponto mais alto, o Pico do Forno Grande.

Coordenadas: S 20º 32′ 29″ – W 41º 07′ 17″.
Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Mais informações: (28) 9966-7550 ou pefg@iema.es.gov.br.

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF):
Localizado no interior do sul do estado na Região do Caparaó, em Alegre, está o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF). A cachoeira que dá nome ao parque possui uma queda d’água maravilhosa que totalizam 144 metros de altura. As trilhas também são um forte desse parque, ao exemplo da Trilha das Abelhas e dos passeios no Córrego da Graminha.

Coordenadas: S 20º 36′ 35″ – W 41º 36′ 26″.
Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Mais informações: (28) 9964-9494 ou pecf@iema.es.gov.br.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015