Paisagens Verticais
Tiras de imagem que re-modelam a altura padrão das exibições. Uma fenda entre o ápice e a base geometrizada dos écrans. Texto de Aline Alves e imagens de Leonardo Merçon.
Quando pensamos em fotografias de paisagens, a imagem horizontal prevalece em nossas mentes – já acostumadas à forma como esse tipo de trabalho é comumente exibido. Mas, quando nos percebemos enquanto seres verticais, podemos notar a grandiosidade que há ao nosso redor e, com isso, também outras possibilidades para a linguagem fotográfica.
A série Prumo, de Leonardo Merçon, revela justamente esse olhar. As imagens lançam uma reflexão sobre a interação pessoa-espaço, e nos fazem repensar as formas que nos rodeiam. “De maneira alguma o formato, que é tão pouco utilizado, limita a beleza das paisagens. Mesmo com as cidades cada vez mais verticais, a natureza se mostra ainda maior”, pontua o fotógrafo.
O nome escolhido para a série de fotografias é inspirado no instrumento formado por uma peça metálica, que, presa a um fio, determina a direção vertical em projetos arquitetônicos. No entanto, “prumo” também é sinônimo de prudência, tino, perspicácia – tal qual pode ou deve ser também a nossa relação com o ambiente em que vivemos.
Os registros foram realizados desde 2007 em países como Brasil, Estados Unidos e Alemanha. As fotografias retratam situações simples, talvez corriqueiras, mas que mostram a relação do ser humano e a imensa natureza. De prédios à montanhas, nosso entorno é repleto de verticalidade.
Excelente remodelação, parabéns!
Leo,
Belas fotos, gosto mais das que tem uma linha de fuga que dão mais ideia da verticalidade e conduzem o olhar para o fundo da imagem. Show a sequência das fotos com neve. Parabéns.