Núcleo de formação em Cinema SESC: Potências para imersão
Estão abertas as inscrições do curso “Potências para Imersão no Cinema”. O curso faz parte do projeto Núcleo de Formação proposto pela Linguagem de Cinema do Sesc Espírito Santo.
A proposta em questão consiste em levar os participantes ao desenvolvimento prático de obras audiovisuais experimentais buscando os limites da linguagem, junto da orientação de mediadores.Para esta ocasião contamos com Alexandre Barcelos, Julio Tigre e Pedro Paulo Rocha.
Baseado numa perspectiva de vivência este espaço de formação abordará a natureza experimental do cinema, a força da imagem em movimento e do som como potências de imersão.De Dziga Vertov a Ron Fricke, navegaremos por obras que tem como marca uma diferente maneira de se contar uma história e como a tecnologia está também relacionada à construção de um filme.
A partir das etapas propostas em nossa metodologia, almeja-se chegar ao desenvolvimento prático de projetos experimentais de, no máximo, dez minutos.
Saiba detalhes em www.sesc-es.com.br/nucleos
em Centro Cultural Sesc Glória.
Metodologia
A linguagem de cinema do Centro Cultural Sesc Glória tem uma metodologia fundamentada em três etapas principais:
– O levantamento e apresentação de materiais de referência.
– A problematização de sintaxes estabelecidas e/ou historicamente alcançadas na linguagem audiovisual.
– A busca de “como” obras audiovisuais podem vir a ser feitas, através do estudo dos modos, formas e tecnologias de construção.
Convidados
Alexandre Barcelos:
Formado como bacharel em Desenho Industrial na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) em 2009 com uma pesquisa sobre um adaptador de lentes 35mm para usar com câmeras de vídeo populares. Sócio do Expurgação, atualmente trabalha com direção de fotografia e mixagem de áudio. Também é músico, compõe trilhas sonoras para filmes e estudos de sound design. Diretor do curta-metragem “UMA” um documentário poético sobre padrões, ser humano e a Terra vencedor de 4 prêmios. Neste curta atuou também com direção de fotografia, correção de cor, edição e mixagem, as mesmas funções que executou em Confinópolis (Ficção, Raphael Araújo, 10’). Ainda em 2011 trabalhou como diretor de fotografia dos filmes “Os Lados da Rua” (Ficção, Diego Zon, 15’), “Últimos Refúgios: Itaúnas” (Documentário, Yuri Salvador, 24’), “Meine Weltwunder” (Série de TV / Aventura, Leonardo Merçon, 26’), “Últimos Refúgios: Toninho Mateiro” (Documentário, Reinaldo Guedes, 24’), “Loja de Incoveniências – Contos Horríveis” (Série de TV / Comédia, Klaus Berg, Juliano Enrico e Raul Cheque, 26’), “Angorá” (Ficção, Emerson Venâncio, 12’), “Inquilino” (Vídeo Instalação, Julio Tigre), “Miope” (Ficção, Gabi Stein, 12’), “Mar Negro” (Ficção, Rodrigo Aragão, 105’). Foi responsável pela mixagem do premiado filme “As Fábulas Negras” (Ficção, Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Petter Baiestorf e José Mojica Marins, 105’), entre outros. Em 2014 foi selecionado para estar presente entre 14 engenheiros de som no Seminário “Mix With the Masters”, ministrado por Alan Meyerson, em La Fabrique na França.
Julio Tigre:
Artista plástico e professor de artes em Poéticas tridimensionais Possui Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Doutorando no programa: Lenguages y Poéticas en el Arte Contemporâneo na Universidad de Granada, Espanha desde 2007. Nos anos 90 inicia sua pesquisa com linguagem tridimensional e vem expondo no Brasil e no exterior, especificamente Espanha. Sua produção tem ênfase na Escultura, Instalação, Video/instalação e Intervenção urbana. Atualmente leciona Plástica tridimensional e escultura na Universidade Federal do Espirito Santo.
Pedro Paulo Rocha:
Artista Transmidia, TranzCineasta e Director de Performance/Live Art. Suas obras estão em constante jogo de criação e recriação, conectividade e mobilidade entre a cidade tela, misturando linguagens em tempo real, explorando novos universos híbridos da Arte e suas novas interfaces tecnológicas e participativas. Além dos trabalhos artísticos Pedro Rocha participou e integrou a formação de diversos coletivos de arte, pesquisa. Realiza também laboratórios de arte mídia, Seminários, e escreve textos sobre estética, política e ciber-cultura.
Informações
Equipe de Cinema no tel. 3232-4755 ou cinema@es.sesc.com.br de segunda a sexta-feira das 9 às 18h.