Vídeoclipe Última Esperança
“Última esperança” é uma canção inédita do consagrado compositor cachoeirense Sérgio Sampaio (ES), que viveu seu sucesso nacional na década de 70. A canção resgatada faz parte do repertório do novo disco do artista André Prando, “Estranho Sutil” (2015).
O vídeoclipe, produzido pelo coletivo artístico Expurgação (ES) em parceria com Global Village (ES), trás Prando interpretando seu próprio papel de músico trabalhador em clima frenético de correria pelo Centro Histórico de Vitória. Sua missão é (ilustrando a própria realidade do contexto do resgate da canção) levar a autorização de uso da canção para alguns responsáveis pelo trâmite, que se mostram peculiares e muito curiosos burocratas.
Em sua gênese, “Última esperança” foi composta por Sérgio inspirado no trágico incêndio do Ed. Joelma em 1974, São Paulo. O roteiro do vídeoclipe, de Gustavo Senna, concilia a seriedade da canção com a irreverência característica de Prando através da contraposição entre os cenário urbano e a inserção gradativa de elementos surreais que, repletos de leituras e simbolismos, geram uma espécie de “senso de absurdo” numa simbiose que se revela fundamental para garantir o respeito à obra e ao espírito do intérprete.
Demonstrando altos valores de produção e um apuro em sua concepção, o vídeo também merece créditos por mostrar as ruas “calejadas” do centro de Vitória de forma criativa e narrativamente apropriada. Incêndio, frenesi, disco voador e uma interpretação impecável te aguardam em “Última esperança”.
Making-off
O videoclipe passou por um projeto de produção cinematográfica que foi desde o roteiro até referências imagéticas. Foram diversas visitas a locações, story-board, caracterização de personagens, direção de arte, escolha de elenco, efeitos especiais e produção. Tudo precisava estar afinado com todos os membros da equipe para que os 3 dias de filmagens pudessem fluir com a naturalidade e eficiência exigidos.