Blog

UMA, do diretor Alexandre Barcelos, dia 09/11 no Vitória Cine Vídeo!

O filme UMA, do diretor Alexandre Barcelos, vai ser exibido no 18º Vitória Cine Video na próxima quarta-feira, dia 09 de novembro, a partir das 19h na Mostra Competitiva do festival! Esta será a quinta exibição do filme, já havendo passado em solo capixaba pelo Cine Expurga, SEDA – Semana do Audiovisual, VII Mostra Produção Independente, realizada pela ABD Capixaba, além do Festival Entretodos 4 de Curtas Metragens de Direitos Humanos, em São Paulo.

Em 2012 o filme passará por um processo de transfer, que consiste na transferência da matriz digital para película 35mm, com áudio 5.1, afim de ser trabalhado durante o ano de 2012.

PREMIAÇÃO E MENÇÃO HONROSA NA VII MOSTRA PRODUÇÃO INDEPENDENTE

Na VII Mostra Produção Independente realizada em Outubro passado, o filme UMA foi o vencedor do prêmio Porta Curtas Petrobrás no primeiro ano de parceria do portal Porta Curtas Petrobrás com a Mostra Produção Independente. Além dessa premiação, também recebeu uma menção honrosa pois foi um dos três filmes da Mostra Competitiva que se destacou na programação e chamou a atenção do júri pela ‘qualidade da produção e pela ousadia narrativa’, como foi explicado na matéria de encerramento da VII Mostra Produção Independente no site da ABD Capixaba.

SOBRE O FILME

UMA foi filmado pelo diretor Alexandre Barcelos em parceria dos profissionais da Kalakuta, empresa especializada em produção audiovisual de filmes, curtas e documentários. As localidades presentes na obra são diversas e abrangem o Brasil e a cordilheira dos Andes. Assim foi possível compor imagens que se diluem em meio ao diálogo junto a sons da natureza e cidade, que flutuam sobre a trilha sonora mágica e atmosférica da música Aerial, do artista Moby, e dos arranjos de tensão incluídos pelo coletivo Expurgação e pelo produtor, músico e compositor Giuliano de Landa.

Os momentos capturados e condensados no filme são diversos, mostrando momentos universais, ao exemplo das imagens microscópicas realizadas nos laboratórios da Unicamp, às imagens astronômicas realizadas no observatório GOA na Ufes, e os timelapses feitos no Sítio Javali, em Viana. Além desses há momentos de experimentações plásticas utilizando tintas e sua interação com vibrações sonoras, e um vasto repertório fotográfico de paisagens estonteantes que abrangem a densa mata atlântica do município de Viana no Espírito Santo, a grandiosidade dos vales da Chapada Diamantina na Bahia, a caoticidade da métropole São Paulo, alguns aspectos misteriosos e acontecimentos inesperados presenciados em São Tomé das Letras em Minas Gerais e as maravilhas visuais manifestadas e presentificadas nos picos Andinos.

Para conhecer mais sobre, acesse o site oficial do filme: umamovie.com.

TRAILER

FICHA TÉCNICA

Produção: Lorena Louzada
Assistente de produção: Leonardo Prata
Diálogo: Raphael Gaspar e Zulmario Tebaldi
Pesquisa e Roteiro: Felipe Mattar, Huemerson Leal, Ivan Consenza, Raphael Gaspar e Wérllen Castro
Fotografia: Alexandre Barcelos, Francisco Neto, Tiago Rossmann, Reinaldo Guedes
Imagens de Apoio: Laboratório de Proteômica e Genômica – Unicamp, e Equipe GOA, Ufes
Edição de Vídeo: Alexandre Barcelos, Felipe Mattar, Reinaldo Guedes
Captação de Som: Arthur Navarro e Huemerson Leal
Trilha sonora: “Aerial” do MobyExpurgação e Giuliano de Landa
Mixagem: Alexandre Barcelos, Arthur Navarro e Denilson Campos
Produção Executiva: Lorena Louzada
Projeto Gráfico: Francisco Neto, Gustavo Senna, Raphael Gaspar, Wérllen Castro. 

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015