Rio Content Market 2015
Uma missão ao Rio Content Market 2015 foi realizada durante os dias 25,26,27 de fevereiro em parceria com produtoras locais do Espírito Santo e o Sebrae/ES.
Ao todo foram 10 profissionais com a incumbência de explorar o universo do mercado de conteúdos. Dúvidas como que tipo de conteúdo querem as tv’s, canais e marcas puderam ser sanadas, além da expansão da rede de contatos.
Basicamente, quando se participa de um evento como este, temos a percepção do que está rolando no mercado, atualizando as idéias e aprendendo os caminhos necessários para se chegar lá. Vimos muitos pitchings (apresentações de projetos) ao vivo que deram uma boa noção do que esta sendo oferecido ao mercado, e o qual tipo de conteúdo os canais e produtores estão interessados em licenciar e co-produzir.
A estrada ainda é bastante longa para um mercado emergente como o capixaba, porém nota-se uma real possibilidade de expansão. Associações e parcerias entre produtores locais é a grande chave para sobreviver a essa jornada.
Cases como Porta dos Fundos, Irmão do Jorel e A Moda da Casa deram uma boa dimensão do tempo necessário para que um projeto entre na sua maturidade e possa vir a ser comercializado por um canal. Uma harmonia entre escritores, canais, diretores e produtores é essencial para que o projeto possa ser um sucesso.