Vídeo

Ensaio Aberto 7: Grito Rock Vitória 2014

A sétima edição do Ensaio Aberto foi realizada em um formato especial “Grito Rock”. O Grito Rock Mundo é um festival idealizado pelo Coletivo Fora do Eixo que conecta o planeta através da dimensão musical, interligando uma rede de produtores, técnicos de som, músicos e o público em uma mesma proposta: desenvolver a cadeia produtiva da música brasileira.

Assim, o festival é realizado nos mais diversos cantos do mundo, seja em vilarejos com cerca de 400 habitantes, como Sagarana em Minas Gerais, seja em grandes centros econômicos do mundo, como Manhattan, em Nova Iorque (EUA) – de Paris à Pororoca!

Para não deixar Vitória de fora desse evento, o Coletivo Expurgação presenteou o público capixaba com mais uma edição do Festival Grito Rock Mundo no domingo, dia 16 de março de 2014. Quatro bandas se apresentaram no Centro Histórico de Vitória, na Rua Nestor Gomes, 227: Sporro Grosso, The Muddy Brothers, Fepaschoal e Vão Vão Vão. Além das bandas, os Dj’s Filipe Borba e Patrick Trujillo também animaram o evento que homenagiou o artista Nortton Dantas Medeiros, o artista capixaba que em vida contribuiu para o aprendizado do Expurgação.

Estima-se que cerca de 1.000 pessoas circularam pelo Grito Rock Vitória, que teve o reforço do Beco Cultural das Pulgas, um evento repleto de atrações de dança e música, em meio à uma feira de produtos culturais. O Beco das Pulgas foi realizado pelo Instituto Quórum com apoio do Instituto Góia. Além disso, a Cia de Artes Cênicas Folgazões enriqueceu a integração dos eventos com duas apresentações da peça “O Outro”, sendo uma na rua e outra em sua sede.

A integração dos eventos foi uma iniciativa dos empreendimentos do Corredor Criativo Nestor Gomes. Em novembro de 2013, a Rua Nestor Gomes foi oficialmente reconhecida como um Arranjo Produtivo Local com foco em Cultura pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, conforme o resultado do edital cujo objetivo foi selecionar 27 APLs de Economia Criativa, sendo um em cada Unidade Federativa, para elaboração de um Plano de Desenvolvimento.

A APL “Corredor Nestor Gomes” é formada por nove empreendimentos que estão diretamente relacionados com o segmento da economia criativa: Expurgação, Instituto Goia, Instituto Quorum, Companhia de Teatro Folgazões, Ser Vivo, Livraria Cultura Capixaba, Estúdio Cósmica, Estúdio Criativo Experimental e Espaço Atelier. Esse aglomerado criativo produz uma variedade de produtos e serviços que convergem para o eixo cultural como, por exemplo, artes visuais e cênicas, música, cinema e vídeo, internet, publicidade e propaganda, arquitetura, design e eventos culturais.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015