Blog

Astronomia de buteco: Os 13 signos do zodíaco, e um feliz ano novo para todos!

25/01/2011 - Apesar deste post ser do dia 03/01/2010, a mídia em massa divulgou estas mesmas informações no passado dia 13/01/2011. Na mesma semana recebemos uma resposta de um especialista em astrologia, e resolvemos postar esta resposta em um novo post, que você confere no link a seguir: Especialista em Astrologia responde sobre os 13 signos do zodíaco.

Astronomia de buteco: Os 13 signos do zodíaco, e um feliz ano novo para todos!

Como já devem ter ouvido falar, existem 12 signos do zodíaco, e cada um corresponde a, mais ou menos, um mês do ano. Por exemplo, se você nasceu em Janeiro é Capricórnio até certo dia, e depois em fevereiro é Aquário até certo dia, e assim sucessivamente. Mas esta é uma convenção que é equivocada. E o Sol não percorre 12 signos, mas sim 13 signos.

Os signos do zodíaco são estabelecidos pela permanência do Sol, e sua passagem, em determinadas constelações e em determinado momento, e o momento é: aonde ele estava no momento do seu nascimento. Mas o tempo de passagem do Sol pelas constelações não podem ser estipulados em períodos iguais. As constelações são de diferentes tamanhos, então naturalmente, o Sol leva mais tempo pra percorrer algumas constelações e menos para outras. Como sabemos, a Terra realiza o movimento de translação em aproximados 365 dias. E recentemente acabou de completar uma volta. Foi o Reveillon, Ano Novo. 2010 chegou! Vale lembrar que esse post é em homenagem ao ano novo! Um ótimo ano novo para todos, diga-se de passagem! Tudo de bom pra vocês, amigos, colegas, familiares, kalopsitas e kaleidoscópios!

Você pode se perguntar, como é estabelecido o zodíaco? O zodíaco foi estipulados pela cultura greco-romana, e são as 13 constelações que fazem parte das 48 constelações por eles estabelecidas. Atualmente são 88 constelações no mapa celeste, pois várias outras foram agregadas por diferentes astrônomos ao longo dos séculos, para preencher de certa forma todo o mapa astronômico, criando um mapa onde os ‘países’ ou ‘estados’ são as constelações. A União Astronômica Internacional oficializou este mapa de 88 constelações em 1930.

A área do zodíaco constiste numa área limitada do céu, 8° ao norte 8° ao sul da Eclíptica, abrangendo 16° do céu. A Eclíptica é uma convenção visível e qualquer um pode confirmar, é a circunferência imaginária que corresponde por onde o Sol se desloca na esfera celeste, assim como a Lua e os planetas também percorrem esta área, por exceção de Plutão. Chama-se eclíptica também pelo motivo dos eclipses acontecerem somente nessa área, quando a Lua entra nessa zona.

No período de tempo de um ano é possível observar o Sol e como ele nasce e se põe em diferentes lugares de acordo com o período. O fato de estarmos em movimento, e o planeta em que estamos rodar em torno do Sol, e em certos momentos estaremos mais próximo como agora no verão, ou mais longe daqui a 6 meses, no inverno. Essa distância proporciona as estações do ano.

Assim como o Sol aparentemente se move, também acontece com as estrelas. Então, se você observar o céu, notará por exemplo que no verão o cruzeiro do sul demora mais pra aparecer. Ou que Júpiter está a Oeste no final da tarde, e Marte só aparece algum tempo depois que Júpiter se pôs, a Oeste, como o Sol, pois como a Terra está girando, e girando em sentido Leste, os objetos celestes aparentam estar indo para Oeste.

Segue abaixo a relação de dias que o Sol percorre as constelações do Zodíaco, as 13 constelações.  E o período nos meses correspondentes a cada.

Sargitário (Sagittarius) – 18 de dezembro a 19 de janeiro. Tempo de passagem do Sol: 33 dias.

Capricórnio (Capricornus) – 20 de janeiro a 16 de fevereiro. Tempo de passagem do Sol: 28 dias.

Aquário (Aquarius) – 17 de fevereiro a 11 de março. Tempo de passagem do Sol: 23 dias.

Peixes (Pisces) – 12 de março a 18 de abril. Tempo de passagem do Sol: 38 dias.

Áries (Aries) – 19 de abril a 13 de maio. Tempo de passagem do Sol: 25 dias.

Touro (Taurus) – 14 de maio a 21 de junho. Tempo de passagem do Sol: 39 dias.

Gêmeos (Gemini) – 22 de junho a 20 de julho. Tempo de passagem do Sol: 29 dias.

Câncer (Cancer) – 21 de julho a 10 de agosto. Tempo de passagem do Sol: 21 dias.

Leão (Leo) – 11 de agosto a 16 de setembro. Tempo de passagem do Sol: 21 dias.

Virgem (Virgo) – 17 de setembro a 30 de outubro. Tempo de passagem do Sol: 44 dias.

Balança (Libra) – 31 de outubro a 22 de novembro. Tempo de passagem do Sol: 23 dias.

Escorpião (Scorpius) – 23 de novembro a 29 de novembro. Tempo de passagem do Sol: 07 dias.

O Serpentário (Ophiucus) – 30 de novembro a 17 de dezembro. Tempo do Sol em Ophiuchus: 18 dias.

(fonte: http://www.uranometrianova.pro.br)

Se Fue! 

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015