Tempo de cultura
O progresso a qualquer custo carrega o peso da mídia. O homem moderno tende a se isolar do amor ao saber dos princípios e das causas. Mídia = meio? A reação contra o isolamento solstício é o surgimento de diversos grupos sólidos em todo mundo, contrários a idéia tradicionalista de formação de mercados e de subordinação à cultura espetacular. A evidência dos Coletivos no cenário econômico (economia criativa) mostra que as dificuldades de estruturação dos empreendimentos artísticos e culturais serão amenizadas pela necessidade mercadológica de reinventar a alma e o visual dos produtos e dos serviços oferecidos.
Nessa oportunidade, a vocação brasileira no plano cultural evidencia a mesma tendência facilitada pelo assistencialismo, que deve fomentar a cultura na nova classe média brasileira. Contudo, esse processo ainda se ajusta no terreno prático revelando inspirações que tangem a gestão horizontal do trabalho. Se o mercado explora o direito autoral sob argumento de economia criativa, Coletivos Artísticos elevam esse estado conceitual para uma economia solidária e paralela, atrelada com a produção cultural de diversos coletivos que compartilham a mesma visão: o posicionamento da economia a serviço da cultura.