Corredor Criativo Representa o ES em Brasília

Corredor Criativo Representa o ES em Brasília

Através do Arranjo Produtivo Local (APL) Corredor Criativo Nestor Gomes, o Expurgação participou do I Encontro de Territórios Criativos e da VII Conferência Brasileira de APLs, realizados em Brasília entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2015.

O encontro contou com a participação de 34 APLs culturais de todo Brasil que se reuniram para discutir os resultados de 2015, mediante estudo do Professor Ronaldo Herriein, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que monitorou os APLs desde o final de 2014, quando foram instituídos os planos de desenvolvimento dos 27 APLs selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

conferencia apls

VII Conferência Brasileira de APLs.

O desenvolvimento dos APLs é uma demanda estratégica para o fortalecimento dos setores produtivos do Brasil e para a geração de emprego e renda. Principalmente quando se trata dos APLs culturais que, através da economia criativa, promovem inclusão social com cidadania por meio do vetor cultural.

Segundo a pesquisa realizada pelo professor Ronaldo Herriein, o plano de desenvolvimento conseguiu impulsionar a estruturação de cerca da metade dos APLs selecionados, mas para a outra metade houve dificuldades para realizar as ações propostas no plano, devido à escassez de recursos, à utilização de metodologia inapropriada por parte dos consultores responsáveis pela construção do planejamento, e também devido às mudanças de governos estaduais e municipais. Uma outra dificuldade notada é que na maioria dos estados há falta de apoio dos gestores dos Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs, que lamentavelmente pouco interagem com as secretarias dos estados, com o municípios, e com o governo federal, fato que dificulta o apoio logístico para a realização das ações listadas nos planos de desenvolvimento de cada APL.

IMG-20151211-WA0010

Identificando as soluções para o desenvolvimento dos APLs.

Durante a Conferência, os APLs culturais participaram da programação do evento que se dedicou principalmente aos APLs ligados às atividades industriais, logo, sentiram dificuldade para qualificar a atuação estratégica das iniciativas culturais nas oportunidades apresentadas na Conferência, e também limitações do formato do evento para a promoção, troca de experiências, e compartilhamento das estratégias e dos processos de desenvolvimento dos APLs intensivos em cultura.

apl gtp1

Carta coletiva recebe contribuições.

Portanto, esse fato despertou a iniciativa dos representantes dos APLs culturais que buscavam formas de repactuação das ações do MinC junto aos APLs, visando gerar aproximação técnica e resultados mais expressivos.

Sendo assim, houve durante a Conferência uma articulação coletiva entre os representantes dos APLs culturais de todo Brasil no sentido de gerar encaminhamentos produtivos para o MinC, para o MDIC e para o GTP-APL, um grupo de trabalho dos APLs com mais de 10 anos de atuação. Como resultado, um documento expondo as expectativas do que foi intitulado “APL dos APLs culturais” foi produzido coletivamente e compartilhado durante a apresentação do painel “Economia da Cultura”. Depois entregue em mãos aos responsáveis pelos ministérios em questão, que se mostraram compreensivos. O documento foi intitulado como uma “carta” que traz analises resumidas sobre os gargalos do desenvolvimento dos APLs culturais, acompanhadas de tópicos apontando possíveis soluções.

Grupo de trabalho

Grupo de trabalho dos APLs culturais do Brasil.

No decorrer da entrega da carta, foi manifestado interesse dos representantes dos APLs culturais e também dos representantes do MINC e MDIC em realizar, no primeiro semestre do ano de 2016, o segundo Encontro de Territórios Criativos dos APLs culturais em solo capixaba. Um evento como esse será de grande valia para o desenvolvimento dos APLS nacionais e demasiado importante para o território capixaba que atualmente conta com o Governo do Estado do Espírito Santo interessado em desenvolver a economia criativa em suas bases locais.

O objetivo principal do APL Corredor Criativo Nestor Gomes é alinhar o planejamento do programa estadual ES Criativo com o planejamento do MDIC em relação à realização da II Conferência de Territórios Criativos em Vitória no Espírito Santo. O segundo objetivo é inserir o plano de desenvolvimento do Corredor Criativo Nestor Gomes na programação do ES Criativo, a fim de criar oportunidades de desenvolvimento dos setores da economia criativa a começar pela capital do estado que potencialmente já desponta como uma referência para outros municípios e até para APLs e governos de outros estados.

Portanto, o Expurgação espera que os esforços praticados pelo APL Corredor Criativo Nestor Gomes possa gerar encaminhamentos estratégicos para a requalificação do território do Centro Histórico de Vitória e para o desenvolvimento dos setores da economia criativa em questão. Avante 2016!

About The Author

gaspar

CONTATO

+55 (27) 99858-9743
+55 (27) 98119-9276
contato@expfilmes.com