Blog

Últimos Refúgios lança livro fotográfico e documentário sobre área de preservação centenária

Uma das principais áreas de preservação do Espírito Santo ganha um presente especial na Semana do Meio Ambiente. O Instituto Últimos Refúgios, organização voltada a sensibilização ambiental, lança no dia 06 de junho o livro fotográfico e o documentário “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas”

, que marcam o início da série “Áreas Protegidas” e trazem registros de espécies de fauna, flora e belas paisagens do local. O lançamento acontece na própria sede da reserva, no município de Cariacica, a partir das 9 horas, com entrada aberta ao público.

A Reserva Biológica de Duas Bocas é uma área de extrema importância para o Estado, principalmente em virtude de seus vastos recursos hídricos. Desde a sua criação enquanto represa, no início do século XX, o homem pouco interferiu em seu ecossistema, não somente pelas limitações geográficas, mas também pelo uso estratégico da área, que foi protegida para que a água pudesse ser utilizada para fins de consumo. Somente nos anos 60 o local passou a ser oficialmente definido como reserva florestal e mais tarde – em 1991 – como reserva biológica.

Os resultados de todos esses anos de preservação ficam evidentes nas belas imagens produzidas pelo Instituto Últimos Refúgios. O livro, em suas mais de 200 páginas, buscou trabalhar a reserva do “micro ao macro” e conduz o leitor a um processo de descoberta do meio ambiente por meio de fotografias que retratam a rica biodiversidade da Mata Atlântica local, divididas entre as seguintes áreas: Sede, Trilha da Represa Velha, Represa de Duas Bocas, Mata Sul (Secundária) e Mata Norte (Primária). A publicação também traz um breve histórico da reserva e algumas informações de making of. As expedições realizadas pelo Instituto Últimos Refúgios para esse trabalho aconteceram entre os meses de janeiro e setembro de 2012.

Já o documentário traz como mensagem principal a importância da preservação dos recursos hídricos. Com estética artística, o filme mostra detalhes da reserva e conta com depoimentos de diferentes profissionais. “O documentário chama a atenção para um lugar de alto grau de preservação e evoca a importância e o papel fundamental da água para essa conservação. É um vídeo suave, que conta um pouco da história da reserva e mostra as espécies que foram encontradas durante as expedições. Em resumo, é uma bela oportunidade de entender o que existe dentro daquela reserva”, conta o diretor Alexandre Barcelos.

Esse é o primeiro projeto realizado pelo Instituto em uma área de proteção integral – onde a visitação só é permitida sob autorização prévia – e o reflexo disso são os registros de espécies que emanam graça e vida. “Duas Bocas nos revelou uma biodiversidade incrível e nos permitiu registrar pela primeira vez espécies consideradas raras em nosso Estado, como a onça-parda e o urubu-rei. O Instituto Últimos Refúgios se sente privilegiado por poder mostrar essas riquezas naturais e por difundir a mensagem da preservação ambiental. “Acreditamos que um dia a sociedade vai proteger essas áreas não pela obrigação da lei, mas por admirar e respeitar sua importância” pontua Leonardo Merçon, fotógrafo e presidente do Instituto Últimos Refúgios.

“Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas” dá início à série “Áreas Protegidas”, que tem como objetivo realizar registros fotográficos e audiovisuais de áreas naturais preservadas. A série marca também um processo de amadurecimento do Instituto em seus produtos, pois contou com extensa pesquisa de público-alvo e conceitos estéticos e narrativos fundamentais para o estabelecimento de uma comunicação eficaz. Um desses pontos é a tradução para a língua inglesa de todos os textos e legendas presentes nos livros e documentários, de modo a possibilitar a difusão desse conteúdos não apenas no Brasil, mas também em outros países.

O livro fotográfico e o documentário “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas” são uma realização do Instituto Últimos Refúgios e do Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil, com patrocínio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) e apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A (BANDES), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e Marca Ambiental – Gerenciamento Integrado de Resíduos. A produção é do Estúdio de Criação Kalakuta.

O Instituto

O Instituto Últimos Refúgios é uma iniciativa socioambiental e cultural que desenvolve importante papel no diálogo sobre a preservação de áreas ambientais. Idealizado pelo fotógrafo Leonardo Merçon, o projeto teve início em 2006 a partir da realização do livro fotográfico “Últimos Refúgios: Parque Estadual Paulo Cesar Vinha”.

Atualmente, já consolidado como instituição sem fins lucrativos, atua na sensibilização ambiental e na preservação de recursos naturais através dos registros fotográfico e audiovisual de unidades de conservação. Outra iniciativa desenvolvida é a realização de atividades de educação ambiental, com ações para crianças de 1ª a 5ª séries.

No ano de 2011, a convite do renomado fotógrafo Sebastião Salgado o diretor do Instituto Últimos Refúgios, Leonardo Merçon, também desenvolve trabalhos para o Instituto Terra, localizado em Aimorés, Minas Gerais. A instituição, criada por Salgado e sua esposa, preserva e gerencia a primeira região degradada a ser reconhecida como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).

As ações desenvolvidas por Leonardo Merçon no Instituto Terra são bem semelhantes ao trabalho do Instituto Últimos Refúgios. Trata-se de fotografias de paisagens e espécies de fauna e flora, que objetivam sensibilizar a sociedade em prol da preservação ambiental. Lá também são realizadas ações de educação ambiental para as crianças que vivem no entorno da reserva.

Para mais informações sobre o Instituto Últimos Refúgios, acesse www.ultimosrefugios.com.br.

Serviço

Lançamento do Livro e do Documentário “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas”
Local: Reserva Biológica de Duas Bocas (Estrada para Duas Bocas, s/n, Cariacica. Mapa: http://goo.gl/maps/VEJg3)
Data: Quinta-feira, 6 de junho de 2013
Horário: 9 horas
Informações: (27) 3022-1667 e www.ultimosrefugios.com.br
Entrada franca

O lançamento do livro fotográfico e do documentário fazem parte da Semana Estadual do Meio Ambiente, promovida pelo Iema. Para mais informações, acesse www.iema.es.gov.br.

Assessoria de Imprensa

Aline Alves
(27) 9983-3391
alves.aln@gmail.com
www.ultimosrefugios.com.br

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015