Agenda

Temporada Ensaio Aberto #5

por Luanna Esteves

No próximo domingo (15) acontece o primeiro Ensaio Aberto de 2017, no Corredor Criativo Nestor Gomes, no Centro de Vitória. A sede do Expurgação se transforma em palco para receber os shows do músico Saulo Simonassi, da banda Babulina e da cantora paulista Paula Cavalciuk. O evento marca a troca de experiência entre os artistas que se apresentam e promete aquecer a cena da música autoral com 18 shows gratuitos até o mês de Março, em seis edições.

Nesta temporada, o Ensaio Aberto apresenta uma genuína salada rítmica, passando pelo samba, folk, rap, eletro, hard core e rock. As 18 bandas que vão se apresentar foram selecionadas a partir de um cadastro no site do projeto e também pela curadoria do músico e produtor cultural Gil Mello, que aposta em músicas autorais e originalidade. Cada edição do evento conta com três shows, sendo duas bandas do Espírito Santo e uma banda de outro estado.

O tom do evento no próximo domingo (15) é de novidades. Saulo Simonassi, guitarrista, cantor e compositor, mostra ao público sua boa e nova fase dando uma prévia do que será seu primeiro disco solo autoral “O Tom Azul do Blues”, que será lançado em Março de 2017. A banda Babulina faz o seu primeiro show depois do lançamento do disco homônimo e a cantora Paula Cavalciuk se apresenta pela primeira vez em Vitória com o seu trabalho mais recente ‘Morte & Vida’, lançado em Julho de 2016.

Diante de um número crescente de bandas independentes no Brasil, a demanda de escoar as produções musicais é cada vez maior. No entanto, na contramão das facilidades de produção e da rápida renovação da música brasileira, é comum identificar a diminuição significativa dos espaços voltados para a realização de shows independentes, o que impacta negativamente na formação de público e no acesso ao mercado musical. O Ensaio Aberto desponta, então, como um espaço de acesso, formação, encontro, intercâmbio e potencializador da música. “Acreditamos que essa mistura seja agente catalisador para o início de novas parcerias, para a inspiração e surgimento de novas bandas e, principalmente, para a celebração da música e toda vida que ela traz em si.”, comenta Lorena Louzada, produtora executiva do projeto.

O Ensaio Aberto é realizado pela produtora Expurgação, em parceria com a produtora Subtrópico. Esta temporada do projeto está em andamento desde Novembro de 2016 e foi contemplada no edital “Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015” do Ministério da Cultura (MinC). No total, são 10 edições com 30 artistas/bandas, visando a formação e fruição do público e a facilitação do acesso dos criadores às condições e meios de produção cultural.

ATRAÇÕES

Saulo Simonassi

Guitarrista, cantor e compositor, Saulo Simonassi, começou sua carreira musical em Brasília, no início dos anos 80. Transita com facilidade pelas diferentes linguagens musicais, do blues e jazz ao pop rock passando pela música erudita e popular. No Ensaio Aberto, apresenta uma prévia do seu primeiro álbum solo, “O Tom Azul do Blues”, que será lançado em Março de 2017.  Saulo parabeniza a iniciativa do Ensaio Aberto: “Vitória é uma cidade linda e temos uma produção cultural importante. Acho que quem pensa positivamente para fortalecer nossa cultura merece todos os aplausos”.

Babulina

Há cinco anos na estrada, a marca registrada da banda Babulina é a música genuinamente brasileira, com forte referência da Tropicália, da Jovem Guarda e de nomes como Jorge Ben Jor, Tim Maia e Novos Baianos. O som pulsante que sempre embalou os shows da banda ganhou composições autorais no final de 2016, com o lançamento do primeiro disco ‘Babulina’, que será apresentado no Ensaio Aberto pela primeira vez após o lançamento.
“O Ensaio Aberto veio na hora certa, num momento de virada da banda, com a fase autoral. Vai ser muito bom, ainda mais no Centro de Vitória, onde a banda praticamente nasceu”, comenta bruno Castello, vocalista.

Paula Cavalciuk

Versátil cantora e compositora paulista, Paula traz para o Espírito Santo o seu som “pop fresco planetário” presente no novo disco ‘Morte & Vida’, uma obra recheada de experimentos que retrata o cotidiano e passeia por diferentes sonoridades: latina, africana e muito da brasileira de raiz. Será o segundo show da turnê, que vai passar por mais seis estados, no nordeste. A proposta é uma apresentação no formato power trio com o charme de instrumentos como gaita, kazoo, batuques de latinha de nescau e chocalho de yakult.
”O Ensaio Aberto dialoga diretamente com o meu trabalho. A nossa turnê é exatamente para promover esta troca entre artistas e público de diferentes lugares. É sobre cavar oportunidades, oferecer um trabalho bonito, de coração e atuar na formação de público.”, comenta a cantora.

+ Kombeer Cervejas artesanais
+ Dondoca Produtos artesanais

CORREDOR CRIATIVO NESTOR GOMES
Os shows serão realizados na sede do Expurgação, território do Corredor Criativo Nestor Gomes, um Arranjo Produtivo Local (APL) formado por 25 empreendimentos. O APL que busca desenvolver a Economia Criativa no estado e requalificar o Centro Histórico de Vitória é reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, em parceria com o Ministério da Cultura – MinC, desde 2013.

HISTÓRICO
O evento tem um histórico de oito edições realizadas na sede do Expurgação em 2014 e outras quatro edições em 2016, que já fazem parte da nova temporada do projeto. No Ensaio Aberto já se apresentaram diversos músicos capixabas e de outros estados, a exemplo de The Muddy Brothers (ES), Quarteto Codajás (ES) e Baby Jaques e os Sicilianos (PE).

WEBSÉRIE
Em paralelo à realização dos eventos, a produtora Expurgação está gravando uma série de vídeos sobre o trabalho dos artistas participantes, apresentada pelo músico André Prando. A cada episódio,  uma banda diferente bate um papo com André, além de mostrar o registro audiovisual da apresentação de duas músicas. Os vídeos são fundamentais para impulsionar o trabalho das bandas, contribuindo para qualificar os músicos e formar público.
A websérie pode ser acessada no canal www.youtube.com.br/expurgacao

SERVIÇO
Ensaio Aberto com Saulo Simonassi, Babulina e Paula Cavalciuk
Data: Domingo 15/01, das 15h às 21h
Endereço: Corredor Criativo Nestor Gomes – Rua Nestor Gomes no 227 – Centro Histórico de Vitória
Entrada Franca
Mais informações: www.expurgacao.art.br
Facebook: /expurgacao e /ensaioabertoexp

Próximas datas
22 de janeiro
12, 19 e 26 de fevereiro
05 de março

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015