Blog

Silente

A proposta de ocupação do espaço cultural Casarão Cerqueira Lima partiu de uma pesquisa realizada sobre o imóvel que foi no passado uma residência privada da família que o nomeia. Investiguei a passagem deste espaço privado para o publico e procurei conduzir a mostra apresentando uma intervenção/instalação influenciada pelo que foi encontrado a respeito do imóvel. Trata-se de uma obra que parte de um lugar para nele e com ele produzir outro, onde ficção e realidade e se confundem.

Para desenvolver os projetos de intervenções procuro na memoria dos lugares o passado pra confrontar com o futuro desses espaços que se evidenciam na imagem da residência, um espaço carregado não só de vestígios materiais resultado deste habitar mas também de memorias produzidas por diversas fontes que acabam por construir o tecido imagético urbano.

O espaço antes residência, agora publico, propõe a principio que nele se pode colocar e apresentar qualquer coisa, o que promove a perda de sua especificidade, porem não ha como apagar determinados vestígios que acabam por alterar esta natureza amorfa produzida pela funcionalidade. Uma residência privada pode ser um núcleo expressivo de identidades e alteridades. Viver numa casa transcende a mera função de abrigo e produz um espaço que vai mas além do material, as lembranças constituem um espaço imaterial, campo fértil de experiências onde o sentido de existência se dá na construção deste corpo poético no jogo relacional entre o ser e os entes que nos cercam. Silente propõe abrir uma passagem do espaço real, no presente, para um outro, ficcional e atemporal.

A proposta Aponta para uma espécie de apagamento do lugar gerado por dois vetores, o primeiro o ficcional fruto do imaginário popular, o segundo o trágico gerado por um crime e o total desaparecimento dos antigos moradores, hoje nomes públicos dentro de um documento jurídico. A intervenção se divide em quatro ambientes: jardins, sala de entrada, piso superior e sótão, estas intervenções possuem dimensões variáveis e se adequam ao lugar como um todo em dialogo com a arquitetura.

Júlio Tigre
2013

Serviço

Horário de Funcionamento: Terça a Sexta das 8 às 17h. Sábados e Domingos 14 às 17h.
Local: Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23 – Cidade Alta – Vitória, ES.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015