COLETIVO CRIATIVO

O Expurgação, de Vitória (ES), além de se dedicar à produção audiovisual também desenvolve ações nos mais variados campos das artes e da cultura. Formado por amigos entusiastas, surgiu em 2007 e desde então se dedica ao desenvolvimento da Economia Criativa no Espírito Santo.

O Expurgação é reconhecido como um dos coletivos criativos mais atuantes do Espírito Santo e oferece diversos serviços ligados ao audiovisual, produção musical, artes visuais e ações culturais. Seus integrantes possuem formação em diferentes áreas, mas que se complementam devido ao interesse mútuo por arte e cultura. São designers, videomakers, músicos, fotógrafos, artistas plásticos e visuais, produtores e comunicólogos, todos envolvidos com o desenvolvimento desse modelo de empreendimento ligado à Economia Criativa.
A dedicação do coletivo na busca por novos horizontes associativistas rendeu em 2013 o reconhecimento do Ministério da Cultura através do Prêmio Economia Criativa - Categoria Modelo de Gestão. O Expurgação também faz parte do Programa Cinema do Brasil - iniciativa que promove o cinema brasileiro no mundo e possibilita parcerias internacionais para a realização de produtos audiovisuais - e compõe o núcleo gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Corredor Criativo Nestor Gomes.

SEDE

A sede do Expurgação, localizada no Centro Histórico de Vitória, é o espaço de criação onde os sócios trabalham de forma integrada, compartilham experiências e realizam ações culturais para o público.

Com o objetivo de fortalecer as ações de requalificação e revitalização do Centro Histórico de Vitória, a sede do Expurgação está localizada estrategicamente em um casarão da Rua Nestor Gomes, antiga Ladeira da Boa Ideia, nas proximidades do Palácio Anchieta.
Possui estúdio de música, ateliê e um amplo escritório, além de servir como área para a realização de eventos, a exemplo do Ensaio Aberto. No espaço, os integrantes do coletivo desenvolvem seus projetos com base no compartilhamento de conhecimentos e experimentação de técnicas de produção, em diálogo com o conceito global de "Cidade Criativa".

MEMBROS

alexandre

Alexandre Barcelos

Cinematografia e Sound Design

arthur

Arthur Navarro

Produção Musical e Sound Design

dalmo

Dalmo Rogério

Design, Vídeo e Arte

felipe

Felipe Mattar

Sound Design e Vídeo

chicow

Francisco Neto

Direção de Fotografia e Edição

fepas

Fernando Paschoal

Produção Musical e Som Direto

azeite

Gustavo Senna

Design e Vídeo

huemerson

Huemerson Leal

Artista Plástico

lorena

Lorena Louzada

Produção Executiva

9

Raphael Gaspar

Coordenação de Projetos

ronildo_

Reinaldo Guedes

Animação e Edição

Alexandre Barcelos

Cinematografia e Sound Design

Com foco no audiovisual, seus trabalhos passam por direção de fotografia, desenho de som, mixagem e também pela composição de trilhas incidentais para filme. É bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Arthur Navarro

Produção Musical e Sound Design

Sempre com foco profissional na área de áudio, desempenha trabalhos nas funções de Produtor Musical de bandas, Compositor de Trilha Sonoras Originais para cinema, Captação de Som direto em campo, Design de som, Edição de som e Mixagem de som. É formado em Comunicação Social pela Faculdades Integradas São Pedro (FAESA).

Dalmo Rogério

Design, Vídeo e Arte

Atua em pesquisas audiovisuais, captação de imagens em movimento e edição. Desenvolve pesquisas com animação utilizando técnicas tradicionais e digital. Atua em trabalhos como designer e pesquisas sobre pinturas, desenhos e ilustrações . É bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui experiência como engenheiro de core (TI).

Felipe Mattar

Sound Design e Vídeo

Possui experiência em diversas áreas das artes visuais e do design, e atualmente se dedica a trabalhos voltados ao audiovisual e ao sound design. É bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestrando em Artes pela mesma instituição.

Francisco Neto

Direção de Fotografia e Edição

Designer multimídia, seus trabalhos compreendem diversas linguagens artísticas, especialmente fotografia, vídeo e música. É bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Fernando Paschoal

Produção Musical e Som Direto

Mais conhecido como Fepaschoal, é músico, compositor e produtor musical. Possui um disco gravado, intitulado “CMDO Guatemala”, lançado em 2011. É estudante de Letras – Português na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Gustavo Senna

Design e Vídeo

Atua em produções audiovisuais, especialmente com animação gráfica e edição. Desenvolve trabalhos como designer gráfico e pesquisas sobre projeções mapeadas. É bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Huemerson Leal

Artista Plástico

Atua no campo das artes visuais com foco em ilustração e pintura. Também desenvolve trabalhos no campo da música, composição de trilhas sonoras, e captação de audio para cinema. É bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Lorena Louzada

Produção Executiva

Pesquisadora, gestora de empreendimentos criativos e produtora cultural. É formada em Comunicação Social com especialização em Comunicação Empresarial e Eventos pela Universidade de Vila Velha (UVV).

Raphael Gaspar

Coordenação de Projetos

Atua na concepção, elaboração e análise de projetos visuais e ações coletivas. No audiovisual exerce as funções de roteirista, produtor e diretor. É bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Reinaldo Guedes

Animação e Edição

Com o foco profissional nas áreas de cinema e design, acumulou experiências desempenhando funções como Animador Gráfico (Motion Graphics), Editor de Vídeo, Diretor de Documentários e Roteirista. É bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).