A Expurgação é uma produtora reconhecida como uma relevante apoiadora da Economia Criativa e articuladora de ações culturais. Conheça os campos de atuação.

  • Audiovisual

  • Produção Musical

  • Artes Visuais

  • Ações Culturais

A promoção das artes e da cultura é um dos principais valores do Expurgação. Todas as ações do coletivo estão voltadas a essa finalidade, sejam esses projetos próprios ou de parceiros.

Principais Ações

2º Festival de Música Livre (coprodução)

Foto 1 de 8

Ensaio Aberto

Foto 2 de 8

Grito Rock Vitória

Foto 3 de 8

Cine Expurga Homero Massena

Foto 4 de 8

Oficinas Audiovisuais SESC / SEDU

Foto 5 de 8

Casa Catraia - Friction Arts

Foto 6 de 8

Feira do Verde 2012 - Instituto Últimos Refúgios

Foto 7 de 8

Le sens de inverse, Festival Fabrique à Rêves no 6B (FR)

Foto 8 de 8

O Expurgação é reconhecido como um grande agente incentivador e difusor de cultura. Através da elaboração de projetos socioculturais para os fundos e leis de incentivo disponíveis, o coletivo consegue realizar diversas atividades que contribuem para o cenário cultural do Espírito Santo e que dialogam diretamente com iniciativas nacionais e internacionais. O Expurgação busca criar elos entre uma rede de instituições públicas e privadas com o objetivo de direcionar esforços para a sustentabilidade da cadeia de empreendimentos criativos, principalmente no estado em que está inserido. Nesse sentido, o Expurgação também apoia as iniciativas de parceiros, a exemplo da “2ª Reviravolta Coletiva”, realizada pelo Assédio Coletivo; do evento “Multipliqui”, dos Coletivos Jovens de Muqui; do Grito Rock, da rede de coletivos Fora do Eixo; do Cine Expurga Homero Massena, evento produzido pelo Expurgação em parceria com a Galeria Homero Massena; e do Ensaio Aberto, realizado pelo coletivo em sua sede.

SERVIÇOS

Oficinas e Cursos

Intercâmbio cultural

Elaboração de projetos/captação

Produção de Eventos

Exposição e Intervenção Urbana

Residência artística

As referências artísticas estão presentes em todas as atividades realizadas pelo Expurgação. Além disso, o coletivo desenvolve serviços voltados estritamente às Artes Visuais, como trabalhos de design, fotografia e ilustração.

Portfólio Artes Visuais, 2014

Foi no curso de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) que a maioria dos integrantes do coletivo se conheceu. Desde que o Expurgação surgiu, em 2007, profissionais de outras áreas também passaram a agregar conhecimentos ao grupo, mas sempre mantendo o foco das atividades direcionado para as artes e a cultura. As ações e serviços do coletivo nas artes visuais são vastos e passam pela fotografia, criação de identidade visual, editoração de livros e revistas, ilustração, serigrafia e web design. Devido à estrutura do Expurgação, baseada no compartilhamento de experiências, a sede do coletivo também funciona como um grande ateliê, dando margem à produção de seus integrantes. Parte desses projetos já foi exposta em galerias e eventos próprios, a exemplo da mostra Expo Javala, realizada em duas edições.

SERVIÇOS

Criação de identidade visual

Editoração de livros e revistas

Impressão em serigrafia (tiragem limitada)

Ilustração

Webdesign

Fotografia publicitária

Fotografia de moda

Fotografia de arquitetura

A música tem presença garantida em várias ações realizadas pelo Expurgação. Além dos projetos próprios, o coletivo oferece para o mercado diferentes serviços de áudio e também atua na produção musical de bandas autorais.

PLAYLIST PORTFÓLIO

Foi a partir da música que tudo começou. As reuniões informais que deram origem ao Expurgação sempre aconteceram tendo a música como pano de fundo, como de certa forma acontece até hoje. Atualmente, o coletivo conta com três projetos musicais próprios – Expurgação, Fepaschoal e Hare Raga – e também atua na produção musical de bandas autorais. O coletivo oferece toda a estrutura necessária para gravação, edição, mixagem e masterização do áudio. Além disso, produz trilha sonora específica para projetos de cinema e teatro. O Expurgação também pode ser considerado um difusor e incentivador de bandas independentes. Todo mês, o coletivo realiza em sua sede o evento musical Ensaio Aberto, com shows gratuitos. Além disso, compartilha o som de diferentes bandas na internet através da Rádio Expurga.

SERVIÇOS

Trilha sonora original

Gravação

Edição

Mixagem

Masterização

Produção musical

O Expurgação concebe e produz peças audiovisuais em diferentes linguagens, sejam elas artísticas, documentais, publicitárias ou institucionais, feitas de acordo com as necessidades e especificações de cada projeto.

VIDEOGRAFIA 2014-2015

No audiovisual, o Expurgação atua desde a concepção à finalização de trabalhos para cinema, internet e TV. Dentre os principais serviços oferecidos estão: criação de roteiro e storyboard, edição, animação, produção, direção de fotografia, captação de imagens e tratamento de áudio. Eventualmente, o Expurgação realiza mostras audiovisuais abertas ao público, a exemplo do Cine Expurga, que já teve duas edições. O evento exibiu algumas das produções próprias do coletivo, incluindo o premiado filme UMA, de Alexandre Barcelos. A significativa produção audiovisual do Expurgação rendeu em 2013 o ingresso no Programa Cinema do Brasil, iniciativa que visa à ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional através de apoio logístico, estratégico e de distribuição. Para saber mais sobre as produções em vídeo do coletivo, acesse o Vimeo e o YouTube.

SERVIÇOS

Criação de roteiro e storyboard

Produção executiva

Direção de fotografia

Captação de imagens

Efeitos especiais

Edição

Animação gráfica

Timelapse

Finalização

Transmissão online

Captação de som direto

Edição de som

Design de som

Mixagem estéreo e 5.1 surround

Masterização

Produção de Set