Blog

Metrô US-Bahn

O sistema integrado de trem e metrô alemão conhecido como U-Bahn e S-Bhan é conhecido pelo seu conforto e limpeza, rapidez e pontualidade. Fundado em 1902, esse eficiente meio de transporte foi aperfeiçoado em 1924, quando o motor a vapor foi superado pelo modelo elétrico. 

A partir de 1933, o governo nazista foi o grande investidor desse meio de transporte que conseguiu integrar o território alemão com países vizinhos. No entanto, a Segunda Guerra Mundial limitou a integração das ferrovias alemãs que, além de armamentos e suprimentos, transportavam judeus para os campos de concentração.

Felizmente com o fim da Segunda Guerra as fronteiras foram reabertas em 1947, mas pouco tempo depois, em 1961, a Guerra Fria limitou novamente a integração nacional sobre trilhos – o temido muro de Berlim. Apenas 28 anos depois a rede ferroviária alemã foi reconectada e reformulada.

Atualmente o sistema alemão de transporte ferroviário investe em projetos que visam substituir o aço de algumas peças das locomotivas por camadas de um composto de poliuretano, mais leve e barato, e tão eficiente quanto o metal. Além disso, um trem adaptado para um espetáculo de teatro em memória às vítimas do holocausto irá percorrer cidades européias, entre elas Berlim, como forma de combate ao neonazismo e o racismo.

Não existe roleta nas estações do metrô ou qualquer tipo de cobrança explícita, os passageiros devem se dirigir à um guichê para retirar o bilhete. Se o passageiro não comprar o bilhete, dificilmente aparecerá um cobrador dentro do vagão para questionar. Caso tenha o azar… paga multa de 40 euros. As estações são extremamente seguras e limpas, e os vagões de viagem bastante confortáveis, um desenvolvimento primoroso marcado por duas guerras pontuais.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015