<!--:pt-->Kölner Lichter: Luzes de Colônia<!--:-->

Kölner Lichter: Luzes de Colônia

Todo ano na cidade de Colônia, na Alemanha, é realizado um evento mágico. O céu noturno entre as pontes Hohenzollern e Zoo, bem como as cascatas d’água do rio Reno, são iluminadas e coloridas com muita vivacidade através do evento espetacular Kölner Lichter, ou Luzes de Colônia!

Centenas de milhares de visitantes vão às margens do rio Reno – ou mesmo em comboios de navios – para conferir de perto o impressionante espetáculo de fogos de artifício que, por sua vez, são sincronizados a uma peça musical – composta especialmente para cada ano do evento -, tornando as Luzes de Colônia uma experiência multissensorial e única.

Ao fundo desse cenário encantador, contribuindo para uma atmosfera ainda mais surreal do que realmente de fato é, encontra-se a magnífica, imponente e gótica Catedral de Colônia. Construída no século XIII, diz a tradição que nela repousa o relicário de ouro com o restos mortais dos três Reis Magos Baltazar, Gaspar e Melchior.

Em meio a este cenário multicolorido, sonoro e misterioso, no ano de 2010, Leonardo Merçon realizou a sessão fotográfica intitulada “Kölner Lichter: Luzes de Colônia”. Esse trabalho lhe rendeu o 1º e o 3º lugar no concurso fotográfico realizado pelo próprio evento!

Abaixo segue um relato pessoal do fotógrafo sobre sua experiência nesse evento iluminante:

“Para realizar as fotos, cheguei lá mais cedo, escolhi a melhor posição onde teria a visão de uma camada d’água, as pessoas olhando os fogos no meio do rio, e a Catedral mais adiante. Quase na hora dos fogos, a câmera parou de reconhecer a bateria – apesar de estar completamente carregada -, e na época só possuia uma bateria.

Ela não ligava por nada. Tentei pedir uma bateria emprestada com muitos fotógrafos em volta, mas ninguém cedeu. Com minha persistência característica, fiquei meia hora soprando a bateria, esfregando na roupa, colocando e retirando a bateria da câmera repetidamente.

De repente, faltando 10 minutos para começarem os fogos, a câmera – como que por mágica – voltou a funcionar! Foi quando finalmente pude utilizar uma técnica que aprendi com um chinês enquanto fotografava os fogos de artifício de Hong Kong, na China. Ele usava um cartão preto colocando-o em frente da câmera para registrar os momentos exatos dos fogos desejados, cobrindo os que ele não queria. Aprendi só de olhar ele fazer, e esse dia em Colônia foi o meu primeiro teste! Enviei 10 fotos pro concurso realizado pelo evento, e eles adoraram! Por isso ganhei o 1º e o 3º lugar!”

Saiba mais a sobre a estadia de Leonardo Merçon na Alemanha, o projeto por ele idealizado – o Últimos Refúgios – e muito mais nesta entrevista.

Confira também as sessões fotográficas “China Temples“, “Urban Characters” e “Remanescentes Quilombolas“!

www.leonardomercon.com.br

About The Author

ibrahim

2 Comments

  • Gerson Leite on 25 fev 2012

    Belíssimo trabalho, parabéns!

  • chicow on 26 fev 2012

    foda léo!

CONTATO

+55 (27) 99858-9743
+55 (27) 98119-9276
contato@expfilmes.com