<!--:pt-->JR – “The Wrinkles of the City” – Photographed by Yuri Salvador<!--:-->

JR – “The Wrinkles of the City” – Photographed by Yuri Salvador

O artista de rua e fotógrafo francês JR está em Berlim essa semana, trabalhando num projeto que irá abranger mais de 15 edifícios diferentes dentro dos limites da cidade.From Arrested Motion

French street artist and photographer JR is in Berlin this week, working on a new project that will span over 15 different buildings within the city limits. In conjunction with his Wrinkles of the City project, his new work will include portraits of elderly individuals who have, over time, witnessed and experienced the upheaval and transformation of the city of Berlin. One of the first pieces already completed shows a hand making a “West Side” symbol on a busy intersection in East Berlin. On April 17th (8 pm), Galerie Henrik Springmann will host an opening reception to celebrate the completion of the project.

Photo credit: Yuri Salvador for Arrested Motion.
Discuss JR here.

Em conjunção com seu projeto “Rugas da Cidade” (The Wrinkles of the City), seu novo trabalho inclui retratos de idosos que, ao longo do tempo, testemunharam e experimentaram a revolta e transformação da cidade de Berlim. Uma das primeiras peças já concluídas mostra uma mão fazendo um “West Side” símbolo em um cruzamento movimentado em Berlim Oriental, de proporções gigantescas.

Yuri Salvador, fotógrafo e diretor de fotografia, membro do Coletivo Expurgação  e do projeto Últimos Refúgios, atualmente vive na Alemanha e foi convidado pela editora Arrested Motion para cobrir uma das primeiras colagens do novo trabalho de JR. O fotógrafo francês já esteve em terras tupiniquins com o trabalho “Women are Heroes”  que marcou a cidade do Rio de Janeiro por muito tempo, e teve repercussão internacional.

Perguntado sobre como se sucedeu o trabalho, Yuri nos conta assim:

”O encontro com o artísta JR e sua equipe foi muito tranquilo e simples. Todos muito concentrados no trabalho e também muito receptivos. Encontrei artistas dedicados e abertos a conhecer as pessoas que se aproximavam para saber mais sobre o trabalho.

Foi muito interessante acompanhar a colagem das fotografias. No início, quando poucos pedaços estão na parede, não da pra perceber a dimensão do trabalho, ou o significado e a relação das imagens com a cidade. Ao final do dia, depois de visitar duas locações e fotografar os artistas trabalhando de perto, me surpreendi com as imagens montadas. Em um meio onde prevalece a dureza de uma arquitetura extremamente objetiva, simplista e deteriorada pelos intepéres do tempo e mazelas da historia, surgem essas imagens que trazem um pouco de humanidade para a cidade. O rosto ampliado e o gesto da mão se sobressaem nas paredes dos prédios antigos e ruas caóticas com um certo humor e afetividade.”

Quebra tudo Yurito!

About The Author

chicow

CONTATO

+55 (27) 3026-0998
contato@expurgacao.art.br
Rua Nestor Gomes, 227
Centro - Vitória/ES
CEP: 29.015-150