Vídeo

Interacionismo: Jackson Thélémaque no Le 6B

As ondas sonoras que viam da sala ao lado, foram gerando aquela curiosidade em compartilhar momentos musicais marcados por uma série de afinidades, as quais pudemos perceber durante uma conversa naquela tarde mágica. 

Jackson Thélémaque tem 36 anos e é natural do Haiti e está na França desde os 10 anos de idade. Na ocasião tivemos a oportunidade de fazer um som com ele em sua sala, e também realizar uma breve conversa no intuito de promover aquele intercâmbio de informações.

Uma guitarra e uma caixa e instrumentos de percussão faziam parte de seu modesto local para as suas experimentações e ensaios. Levamos nossos instrumentos para interagir como ele e mandar aquele sound.

Apesar de origens geográficas distintas, pudemos perceber que compartilhamos com Jackson o gosto pelo afrobeat e por artistas africanos como Fela Kuti e Mano Dibango. O terreno musical para esta interação já estava aberto antes de nós…Viva a jam session! E a possibilidade de se sentir à vontade em qualquer parte do mundo utilizando uma única e mesma linguagem universal: a música, independente da língua ou raízes territoriais.

Uma rica experiência para nós expurgadores, que nos interessaramos muito pelo trabalho musical do artista. O que acabou gerando aquela instiga para fazer um som com ele na noite de sábado dia 8 de setembro como parte da programação das atividades da Fabrique à Rêves 2012, organizado pelo Le 6b. O que acabou acontecendo de fato, lindamente, como veremos em um próximo post neste site. Le rendez vous! Celebração total Expurgação & Jackson Thélémaque em Saint-Denis!

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015