Vídeo

Instalação Le Sens Inverse

A instalação “Les Sens Inverse”, realizada no dia 8 de setembro, foi concebida pelo coletivo Expurgação durante a residência artística no Le6b, na periferia de Paris. Foram selecionadas 11 fotos de Leonardo Merçon, representativas do trabalho do instituto Últimos Refúgios.

O objetivo foi criar um ambiente no qual as pessoas que passavam pelo espaço da instalação se sentissem imersas em uma reserva florestal. O local para esta ação foi escolhido a partir da observação de um espaço abandonado dentro dos limites físicos do 6b, que além de ser reocupado, ressaltando sua posição física e estrutural na composição arquitetônica do prédio, serviu como um novo abrigo para uma manifestação artística.

Juntamente com a exposição das fotos de animais característicos de reservas ambientais do Estado do Espírito Santo, foram aplicados distintos tipos de ambientação para o lugar selecionado: pintura a base de carvão nas paredes, organização de uma trilha de galhos secos que percorria toda a instalação, projeção de imagens de animais, capturadas dentro das florestas, e os sons representativos destes locais.

Cerca de 2 mil pessoas passaram pela abertura da instalação que aconteceu dentro da programação da última edição da festa Fábrique à Rêve, organizada pelo Le6b, como parte da programação do festival Espírito Paris.

Agradecemos aqui a toda a equipe do Le6b, aos residentes Alain, Gonzague, Yoann, Max, Marion, Jean Marc, Arbed, Zsofie, Matilde, Severine, Clement, Delphine, Felippe, Dorotee, Mathieu, Julien e a todos que de alguma forma nos ajudaram nessa empreitada.

Agradecemos também aos nossos apoiadores: Instituto Sincades, Instituto Quórum, Patakapara!, FullColor, Instituto Últimos Refúgios e a Kalakuta.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015