Foto

Ilha das Caieiras

Canoas em longa exposição (Leonardo Merçon)

Foto 1 de 14

Terra e mar (Leonardo Merçon)

Foto 2 de 14

Momentos (Leonardo Merçon)

Foto 3 de 14

Contra luz (Leonardo Merçon)

Foto 4 de 14

Mar em prata (Leonardo Merçon)

Foto 5 de 14

pesca em PB (Leonardo Merçon)

Foto 6 de 14

Hábito da pesca em PB (Leonardo Merçon)

Foto 7 de 14

Pescador em PB (Leonardo Merçon)

Foto 8 de 14

Salto dos garotos (Leonardo Merçon)

Foto 9 de 14

Tradicional design (Leonardo Merçon)

Foto 10 de 14

Novos personagens (Leonardo Merçon)

Foto 11 de 14

Cama elástica (Leonardo Merçon)

Foto 12 de 14

Making off (Leonardo Merçon)

Foto 13 de 14

Nasce se pondo (Leonardo Merçon)

Foto 14 de 14

A ocupação humana desenfreada excede o limite das áreas preservadas provocando sérios danos ao meio ambiente. Principalmente quando atinge as regiões que abrigam as bacias hidrográficas, as margens e os estuários dos rios. De outra forma, o entrelaçamento dessas regiões naturais com os elementos da ocupação suburbana cria paisagens que carregam um grande apelo visual, às vezes histórico.

Em Vitória, podemos encontrar a estética dessa mistura na região da Grande São Pedro que é cercada por um extenso e importante manguezal. Contam que a Ilha das Caieiras já foi uma área isolada do continente, porém um aterramento mudou a geografia do local. Atualmente o bairro das desfiadeiras de siri se destaca como polo turístico e gastronômico da capital.

Na visão do fotógrafo capixaba Leonardo Merçon existe uma identificação com aura cultural da Ilha das Caieiras, provavelmente concebida pela importância histórica da região e pelas atividades que são tradicionalmente desenvolvidas, como por exemplo, a pesca e o artesanato. Além de apresentar a paisagem gráfica local, as imagens do fotógrafo valorizam os personagens endêmicos desse cenário marcado pelo manguezal e pela arquitetura urbanística debruçada sobre a água.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015