Blog

Expo Multiplicação

Raphael Araújo e Victor Monteiro apresentam, no próximo dia 15 de junho, uma exposição de desenhos na Galeria Espaço Universitário da UFES. De acordo com os artistas, Multiplicação mostra a resistência anárquica do desenho contra os padrões e as tendências artísticas, seja pelo distanciamento da proposta técnica perfeccionista, seja pela valorização do potencial criativo intuitivo.

Através dessas características elementares, o exercício do desenho é considerado essencial e necessário para a elaboração de mensagens profundamente pessoais e expressivas.

multiplicação away...

Portanto, se bem entendi, todo desenhista deve ser tomado por uma atitude flutuante que intercepta o imaginário e a realidade. Sendo assim, o desenho se manifesta a priori como uma demonstração de sensibilidade e experiência existencial. Num segundo momento, essa experiência rompe o campo dos acasos e das incertezas para cristalizar um marco histórico representado por um documento gráfico. Por fim, a mancha gráfica é deformada pela constante interação com a consciência, que busca formas de relacionamento teatral com os detalhes simulados.

Entre os dois artistas, há o consenso de que o desenho é um exercício perene que maneja o fluxo das ideias artísticas, tanto como objeto de planejamento quanto como objeto artístico propriamente dito. Segundo Raphael Araújo, o desenho serve para sair da inércia, para pensar e fazer, demarcando, gravando, organizando e reorganizando universos das possibilidades. Assim Raphael afirma que, no seu desenho, não existe material ou técnica que prevaleçam, uma vez que utiliza inúmeros procedimentos que vasculham o aparecimento de “acasos”. Por isso nunca sabe o que realmente irá surgir.

De acordo com Victor Monteiro, todos os indivíduos, na analise de seu entorno, estão desenhando constantemente em suas mentes, configurando volumes, ampliando ou reduzindo planos de profundidade, diagramando rotas, traçando limites. Tudo é desenho, afirma o artista que, incomodado, revela sua preocupação com a exposição desses expoentes da personalidade, mesmo quando trabalhados de forma seriada.

Abertura: 15 de Junho às 19:30.
Bate papo com artistas: Segunda-feira dia 11 de Julho às 18:30.
Onde: Na Galeria Espaço Universitário, UFES, ao lado da PROGRAD.
flickr.com/raphaeldesenho
flickr.com/victormonteiro

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015