Blog

EXP 12

Coletivo Expurgação comemora cinco anos de atividades e um ano de site.

O Expurgação é um dos coletivos artísticos mais representativos do Espírito Santo. Criado oficialmente em 2007, a partir de reuniões despretensiosas entre amigos, o grupo comemora neste mês cinco anos de atividades e um ano do site expurgacao.art.br.

Para marcar a data, o coletivo abre as portas de sua sede, no Centro de Vitória, para uma noite de música e intervenções artísticas. O encontro acontece no dia 12 de dezembro, às 19 horas, na Rua Nestor Gomes, nº 227. A entrada é livre e também é um convite a todos que desejam conhecer os projetos e a vivência do coletivo.

O público será recepcionado pelo som autoral produzido pelo coletivo e depois poderá conferir o pocket show do músico Santiago Emanuel, um dos membros do Expurgação. A proposta é que a reunião seja mais do que uma festa de aniversário, mas também uma forma de apresentar os trabalhos do grupo – tanto na música quanto em outras formas de arte. Por isso, a programação também contempla projeções de vídeos, intervenções artísticas, uma banca com discos e camisetas à venda e a distribuição do “kit expurga” – contendo brindes como adesivos, folder, ímã de geladeira e outros.

Durante a noite de comemorações, o aniversário de um ano do site expurgacao.art.br é um dos grandes destaques. A página é considerada uma extensão virtual do coletivo, responsável em compartilhar não somente as produções próprias, mas também as ideias em que o grupo acredita. Com caráter informativo, traz reportagens, entrevistas, críticas e textos opinativos sobre temas variados, que vão de artes e história à divulgação de eventos. Em suas publicações, atinge cerca de 150 visualizações por postagem e recebe acessos de outros países, como Portugal e França.

Para Lorena Louzada, produtora cultural e integrante do Expurgação, o site é responsável em escoar muito mais do que projetos e produtos. “Existe uma quantidade enorme de informação acumulada e através do site é possível compartilhá-las. Interessante foi descobrir que o site está próximo de bater a marca de cem mil visitas desde o início do coletivo – enquanto ainda era um blog – e que atualmente é muito acessado para fins de pesquisas, com temas ligados a astronomia, pensamentos coletivos, design, astrologia, civilizações antigas e outros”.

Sobre as comemorações, Lorena pontua: “Comemorar a existência do coletivo é uma coisa que, de certa forma, estamos sempre fazendo. Percebo que é sempre gratificante quando finalizamos, lançamos ou apresentamos algo, porque valorizamos as etapas dos processos”.

Coletivo Expurgação

O Expurgação nasceu espontaneamente, a partir de amigos interessados em pesquisar os mais variados campos das artes. Pode-se dizer que a música surgiu como o elo principal dessa turma de 15 pessoas, que na época era composta por estudantes universitários de variadas áreas.

Atualmente, o Expurgação é formado por designers, videomakers, músicos, fotógrafos, produtores, artistas plásticos e profissionais de Comunicação que, juntos, atuam em ações artísticas e de mercado.

Entre as principais ações mantidas pelo coletivo estão a produtora Kalakuta, o projeto musical “Expurgação”, as bandas “Fepaschoal” e “Santiago Emanuel” e o instituto de sensibilização ambiental Últimos Refúgios.

Serviço

Local: Sede do Coletivo Expurgação. Rua Nestor Gomes, nº 227, Centro, Vitória.
Data: 12/12/12
Horário: a partir das 19 horas
Entrada franca

Informações à imprensa
Aline Alves
(27) 9983-3391
alves.aln@gmail.com

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015