Vídeo

Ensaio Aberto no Corredor Criativo

Realizado e promovido pelo Coletivo Expurgação, o Ensaio Aberto é um evento mensal de artes integradas, gratuito, que visa fortalecer o cenário cultural do Espírito Santo através de ações que contribuam para a revitalização do Centro Histórico da capital Vitória.

O principal objetivo do projeto é realizar uma edição a cada mês, a fim de que o evento seja um gargalo para a difusão das expressões artísticas que dialogam com as artes visuais, o design, a música, as artes cênicas e a poesia. Além disso, o Ensaio Aberto é uma iniciativa que se complementa por meio da experimentação de outras técnicas artísticas como a gravação do áudio, cobertura fotográfica e audiovisual, cenografia e iluminação.

O evento acontece mensalmente nas tardes de domingo na sede do Expurgação, e sempre que é possível tenta se integrar à programação de eventos de parceiros, a exemplo do que aconteceu nos eventos “Tarde nos Bairro” e “Reviravolta Coletiva”, idealizados pelo Assédio Coletivo.

Este evento tem como principal característica a possibilidade de agregar ações que permitam a difusão das diferentes manifestações artísticas e culturais, bem como proporcionar o intercâmbio, aperfeiçoamento e troca de experiências entre os participantes e a sociedade. São cerca de 250 espectadores por edição circulando na Rua Nestor Gomes, que recebe intervenções urbanas limpas, a exemplo de projeções aplicadas nos edifício próximos ao evento.

O Expurgação oferece para os músicos um estúdio equipado para a realização de suas apresentações; uma oportunidade de potencializar o alcance de sua música através de transmissão ao vivo do evento pela internet, de divulgação no site expurgacao.art.br e nas redes sociais (Facebook e Twitter), e, por fim, de um registro digital do áudio da performance.

Diversos bandas e artistas já se apresentaram nos estúdios do Expurgação desde sua primeira edição em maio de 2013, por exemplo, Wanderson Lopez, Quarteto Codajás, Gabriel Coimbra, Augusto Debanné, HypnotiZion, Capiroto in the Shadows, Gean Pierre, Fernando Zorzal, Merda, Mango, Zero Zero, The Muddy Brothers, Babi Jaques e os Sicilianos (PE), Fabricio, André Prando, etc.

O “Ensaio Aberto” já cumpriu seis edições até agora, e já prevê uma nova edição marcada para o dia 16 de março – integrada à programação do “Grito Rock”, evento idealizado pelo Coletivo Fora do Eixo.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015