Blog

Cia Enki de Dança Primitiva Contemporânea, apresenta: Sapiensciborg, dia 16, e Geocorpus, dia 18

Nesta semana, a Cia Enki de Dança Primitiva Contemporânea apresentará dois espetáculos na cidade de Vitória-ES: Sapiensciborg, dia 16, quinta-feira, às 19:30h no SESI em Jardim da Penha, e a estréia do espetáculo Geocorpus, dia 18, sábado, às 20h no Teatro Carlos Gomes.

SAPIENSCIBORG

A performance intitulada Sapiensciborg faz parte da programação do Festival de Dança Novos Criadores. Sapiensciborg foi inspirado no livro de Herbert Marcuse ‘O Homem Unidimensional’, onde suas cenas trazem uma reflexão entre a relação do homem/natureza/tecnologia.

GEOCORPUS

O espetáculo “GEOCORPUS:  Territorialidades na Dança” surge com a intenção de ampliar o olhar para a produção de pesquisas (cênicas e textos) e estudos sobre a dança, bem como estreitar entre a arte e a ciência.

Esse trabalho teve origem na parceria de dois mestres, a saber o artista plástico e coreógrafo Paulo Fernandes e a geógrafa Marilda Maracci. A pesquisa aborda questões sobre a espacialidade e a temporalidade da humanidade e suas relações com a antropologia do corpo, a etnologia, a lingüística, com  foco nas africanidades e suas cosmovisões e os costumes idiossincráticos.

Além do aprofundamento conceitual na composição estética e artística da dança primal-contemporânea, focando nas correspondências conceituais científicas promovendo um diálogo no que se refere à discussão do corpo e suas territorialidades (biodiversidade + cultura), focando o tema das conseqüentes problematizações acerca da identidade, cultura e trans-temporalidades, numa articulação entre o universo “primal” (ancestralidades e saberes/cosmologia tradicionais africanas) e a percepção da experiência contemporânea. (texto por Marilda Teles Maracci – geógrafa, profª depto de Geografia da UFV-MG)

Ficha Técnica:
Direção/ Criação: Paulo Fernandes
Pesquisa: Marilda T. Maracci
Interprete de Cena/Bailarino: Paulo Fernandes
Revisão de Texto: Manuela S. Neves
Coordenação do Projeto: Daniela C. Sodré
Fotografia (folder): Apoena Medeiros
Fotografia (espetáculo): RobysonVilaronga
Tradução (francês): Gilbert Chaudanne
Tradução (espanhol): Maria José
Interprete de cena/Bailarino: Paulo Fernandes
Iluminação: Diego Souza
Designer de Som: Luiz Furlane
Costura: Tereza Machado
Contra-Regra: Theo Simon
Técnico de Projeção: Guilherme Effger
Designer  Gráfico: Luiz Furlane

VIDEO: PAULO FERNANDES E CIA ENKI DE DANÇA NO L’ESPIRITO POITOU, NA FRANÇA, EM 2010

O video propõe despertar a consciencia de preservação humana e do meio ambiente no planeta e das matas brasileiras. Gravado nos Jardins do Chateau Mahnimal Mougon de Violette, em Mougon, na França, durante a IIIª Edição do Festival L´Espirito Poitou, no ano 2010.

AGENDA:

Sapiensciborg
Data: 16/05
Hora: 19:30
Local: SESI em Jardim da Penha
Entrada: Franca

Geocorpus
Data: 18/05
Hora: 20:00
Local: Teatro Carlos Gomes
Entrada: R$ 10,00 / R$ 5,00
Ingressos à venda na bilheteria do teatro ou ligue (27) 9800-4515.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015