Blog

Acusticamente: Festival acústico do ES

O Teatro Universitário da UFES será palco para o festival Acusticamente nos dias 10 e 11 de Maio, sendo este um festival de música exclusivamente acústica onde artistas do ES apresentarão seus trabalhos utilizando instrumentos essencialmente não eletrificados.

Na programação do festival estão artistas conhecidos de longa data do cenário musical do Espírito Santo, ao exemplo de Renato Casanova (Casaca), Anderson Ventura (Java Roots) e Alexandre Lima, e também alguns artistas que apareceram mais recentemente, como é o caso de Fepaschoal, que lançou o primeiro álbum CMDO Guatemala em 2010, e Santiago Emanuel que neste momento está com seu álbum debutante em produção.

Em uma rápida conversa com Fepaschoal e Santiago Emanuel pude saber um pouco mais sobre o que eles planejam para o festival e, por serem artistas que desenvolvem músicas com instrumentos eletrificados, como o universo dos instrumentos acústicos influenciam seus trabalhos e essa apresentação especificamente.

Fepaschoal afirmou que a preparação para o Acusticamente é “um desafio pra realizar música de forma mais simples” e que será “no mínimo um som diferente do que eu tenho feito recentemente”. Quando perguntado sobre quais instrumentos serão utilizados para essas novas versões, Fepaschoal disse que alguns deles serão “violão, viola, tabla, voz, convidados…”, o que evidencia suas influências, ao exemplo de “Gilberto Gil, Alceu Valença, Ali Farká Touré e Ravi Shankar”.

Para Santiago Emanuel a relação com o universo acústico é antiga, ele afirma “meu primeiro instrumento foi um violão, comecei a tocar ouvindo artistas que desenvolviam trabalho acústico”. Sobre a participação no festival, Santiago diz que será “uma honra e um desafio”, e o repertório de instrumentos não será muito diferente do trabalho eletrificado que já vem desenvolvendo, sendo que a guitarra será substituida por um violão, acompanhados por bateria, baixo e cítara indiana.

Programação:

10/05: Renato Casanova, Anderson Ventura (Chocolate – Java Roots), Alexandre Lima, Fepaschoal e Santiago Emanuel

11/05: Marcelo Mira (Alma D’Jem), Fabiano Mayer Quinteto, Zé Moreira, Geléia Geral (artistas reunidos)

Local: Teatro UFES. Data: 10 e 11 de Maio. Horário: 20:30.

Ingresso: R$ 20,00 (meia entrada) no local, ou no site ingresso.com.

Quero receber mais informações do coletivo

Creative Commons License by-nc-nd Expurgação 2007-2015